Páginas

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Funções e papéis da tecnologia



VIEIRA, A. Funções e Papéis da Tecnologia.  São Paulo, PUC-SP, 2004.

Resumo
O autor analisa o papel e a função da tecnologia na gestão escolar e como a mesma pode gerar benefícios para o trabalho pedagógico. São apresentados ainda, conceitos de dado, conhecimento e informação, que podem ser facilmente confundidos quanto as suas aplicações e interpretações.
Apresenta ainda um quadro, que resume os principais pontos e fases a serem considerados durante um processo de implementação de novas tecnologias nas organizações.


Citações

“Sabemos também que esse trabalho só se concretiza quando o professor domina os conceitos e as práticas relacionadas com a tecnologia(...)”(p.01).

“Mas o grande problema em foco da gestão escolar é saber como a tecnologia pode ser um grande aliado da equipe de direção e coordenação da escola.”(p.01).

“Computadores podem ser grandes aliados dos gestores na transformação de dados em informações. No entanto, raramente podem ajudá-los no que se refere ao contexto que permite dar um sentido aos dados;(...)”(p.03).

“Além do problema da cultura organizacional existente e dos objetivos sobre a gestão das tecnologias de informação (TI) de uma escola, é importante que se tenha uma visão mais estruturada sobre os ingredientes-chave para implementação eficaz de sistemas nas escolas.(...)”(p.07).



Comentários

O uso das tecnologias requer que os agentes desse processo assumam novos papéis, pois são detentores e organizadores de informação. A confusão entre a significação  de dados, informação e conhecimento gera gastos de tempo e dinheiro, em projetos que nem sempre são adequados a uma instituição. É importante reforçar que os dados, para que se transformem em informação é preciso que tenham significado. Já o conhecimento não existe por si só. È preciso que mentes, exclusivamente humanas, trabalhem para produzir novos conhecimentos (que por sua vez derivam das informações).

Ter clareza sobre cada um deles possibilita a criação de ambientes integrados, informatizados, flexíveis e participativos, onde o gerenciamento de dados e informações possam permitir a criação e melhoria do conhecimento e onde a tecnologia possa ser um suporte eficiente nas relações pedagógicas, administrativas e sociais. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário